O CRB conseguiu alívio na Série B do Brasileirão, após emplacar duas vitórias seguidas. Além disso, a matemática para permanência ficou um pouco mais simples. Com o fim da 30ª rodada, as chances de rebaixamento para os regatianos diminuíram de 67% para 49,5%.
Os cálculos são feitos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A queda, em relação ao levantamento anterior, é de quase 20 pontos percentuais, porém, o número ainda preocupa, em comparação a outros adversários. Entre os clubes, o Galo ainda é o quarto com mais chances de cair. Inclusive, as porcentagens de Paysandu e Botafogo-SP são menores, mesmo com eles abaixo na tabela de classificação.
A explicação para isso se baseia na própria matemática, além do que ainda está por vir na competição. Diferentemente do CRB, o Botafogo ainda tem 9 jogos para disputar. Já o Paysandu tem quatro duelos em casa, enquanto o Galo tem apenas três.
Apesar de estar nadando também contra a matemática, o cálculo da permanência é simples e o CRB depende apenas de suas forças. Hoje, o clube regatiano é o 15º colocado, com 33 pontos, um a mais que o 17º.
Para permanecer, o time comandado pelo técnico Hélio dos Anjos precisa de pelo menos mais 11 pontos, para atingir os 44. De acordo com a pesquisa, quem atingir 44 pontos, possui uma possibilidade altíssima de permanência, que beira os 92%.
Até o fim da competição, o CRB ainda encara mais três partidas como mandante e outras cinco como visitante. Inclusive, na próxima jornada, terá dois desafios fora de Maceió.