Líder de ponta a ponta, Max Verstappen conduziu tranquilo rumo à sua primeira vitória de 2025, no GP do Japão. Na prova na madrugada deste domingo, o tetracampeão da RBR gerenciou uma pequena mas suficiente vantagem de 1s4 sobre Lando Norris e, agora, está a um ponto do rival da McLaren no campeonato. Oscar Piastri completa o pódio duplo da equipe britânica, em terceiro lugar.
Impulsionado por uma pole position que quebrou jejum de 280 dias, Verstappen chegou a quatro vitórias seguidas no Circuito de Suzuka. Com isso, iguala Lewis Hamilton como o maior vencedor em atividade na pista, que tem Michael Schumacher e suas seis conquistas no topo do ranking. O holandês não chegava em primeiro desde o GP do Catar de dezembro do ano passado.
Bortoleto, que largou em 17º lugar, chegou a ganhar posições com os pit stops de Lance Stroll e Jack Doohan; o brasileiro também adotou os compostos médios na volta 32. Porém, seguiu cerca de 1s mais lento que os líderes e não conseguiu avançar no decorrer da corrida - mesmo fechando voltas melhores que as de Nico Hulkenberg, que fez a estratégia inversa, largou e chegou em 16º.
Destaque para Isack Hadjar: o calouro da RB, que deu as boas vindas a Lawson na equipe neste fim de semana, chegou em oitavo lugar após perder uma posição para Lewis Hamilton, conquistando os primeiros pontos da carreira. A equipe sobe para oitavo no Mundial, com sete tentos.
A RBR não teve a mesma sorte que Max em relação ao campeonato de construtores: pontuando apenas com o tetracampeão, segue em terceiro lugar atrás da Mercedes e vê a McLaren ampliar a liderança em mais 33 pontos. O time promoveu a estreia de Yuki Tsunoda na vaga que era de Liam Lawson; mas a estreia do japonês em casa não vingou e ele chegou em 12º, após largar em 15º.
Resultado
A F1 retorna já na próxima semana, em 13 de abril, com o GP do Bahrein. A etapa no Circuito de Sakhir é válida como a quarta da temporada