82 8123-9972

NO AR

Adoração Gospel com Muito Louvor

radiolobo.com.br

Política

Vereadores de Maceió esvaziam plenário para evitar votação de moção pró-anistia

Proposta gerou embate entre governistas e oposição; sessão terminou sem quórum

Publicada em 09/04/25 às 08:46h - 11 visualizações

por Rádio Lobo Web com Arnaldo Ferreira


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Leonardo Dias defendeu a proposta citando supostas disparidades entre penas aplicadas a diferentes crimes.. André Palmeira)

A sessão desta terça-feira (9) na Câmara de Vereadores de Maceió foi marcada por tensão política e esvaziamento do plenário. Com 25 dos 27 parlamentares presentes, a votação de uma Moção de Aplausos ao projeto de anistia, apresentada pelo líder do PL, vereador Leonardo Dias, acabou adiada por falta de quórum após manobra de parlamentares contrários à proposta.

A moção, em apoio ao projeto que tramita na Câmara dos Deputados, gerou forte reação de vereadores da oposição. Leonardo Dias defendeu a proposta citando supostas disparidades entre penas aplicadas a diferentes crimes, como o caso de uma influenciadora que atropelou crianças sob efeito de drogas, comparando à condenação de manifestantes pelos atos de 8 de janeiro, em Brasília. Ele alegou que a maioria dos participantes atuou de forma pacífica.

A fala provocou reação imediata de Allam Pierre (MDB), Teca Nelma (PT) e Olívia Tenório (PP). Pierre afirmou que a Câmara de Maceió não deveria se envolver em debates que são competência do Congresso Nacional. “Esse não é um tema que diz respeito à nossa Casa”, argumentou.

Olívia Tenório defendeu o rigor da lei. “Se a pena foi dura, que se recorra. Não se justifica uma anistia para quem violou a legislação”, pontuou. Já Teca Nelma classificou a moção como uma ameaça à democracia. “É um ataque à institucionalidade. Não podemos permitir o enfraquecimento dos Poderes Constituídos”, declarou, também pelas redes sociais.

Com o clima acirrado, o presidente da Câmara, Chico Filho (PL), limitou-se a pautar o projeto. Durante a verificação de quórum, a sessão foi sendo esvaziada até que, com apenas 12 parlamentares em plenário, a votação teve que ser suspensa.

Leonardo Dias criticou a retirada dos colegas e declarou esperar que a moção seja apreciada na próxima sessão. “Precisamos discutir a individualização das penas. Muitos foram apenas manifestar”, afirmou.

Críticas à Prefeitura por mudanças na orla

A sessão também teve críticas do vereador e ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) à Prefeitura de Maceió pela manutenção da restrição de estacionamentos na orla. Segundo ele, a medida “prejudica comerciantes, moradores e turistas”.

Rui citou reportagem da Gazetaweb sobre audiência de conciliação na 14ª Vara Cível da Capital, que contou com manifestação do juiz e do Ministério Público a favor da flexibilização das restrições. “O comércio clama por socorro. É preciso bom senso”, disse.

Ele afirmou que a prefeitura não aceitou proposta de readequação apresentada na audiência, ao contrário das entidades do setor de turismo, que consideram as restrições “ilegais, arbitrárias e prejudiciais à economia local”.

Segundo Rui, mudanças no trânsito devem ser feitas com equilíbrio. Ele citou a implantação da “faixa azul” durante sua gestão como exemplo de medida que gerou impacto, mas teve benefícios comprovados para o transporte coletivo.

“Na orla, não se vê benefício. É uma decisão esdrúxula, sem diálogo e sem resultado positivo para a cidade”, concluiu.








ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 155833
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!